Site exclusivo para residentes no Brasil
Nutrição e Exercícios

Atividade física só traz lucro

Praticar uma atividade física traz diversos benefícios e diminui o risco de ocorrência de várias doenças, como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e câncer. Quem pratica exercícios diminui o risco de morte prematura, tem maior facilidade para controlar o peso e menos probabilidade de sofrer de depressão ou ansiedade. Para quem tem diabetes, o exercício pode ser um importante auxiliar no controle da glicemia, como afirma a endocrinologista Ana Cláudia Ramalho, ex-diretora do Departamento de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que explica por que a atividade física traz bons resultados.
1. A atividade física aumenta o colesterol bom e diminui o colesterol ruim e os triglicérides.
2. Exercícios praticados regularmente diminuem a frequência cardíaca é reduzida e também a pressão arterial, o que é muito positivo para quem tem hipertensão. A redução da frequência cardíaca significa que o esforço do coração pode ser menor para que ele seja mais efetivo, ou seja, ele precisa bater menos para chegar ao mesmo resultado.
3. Exercícios de intensidade leve e moderada levam a uma redução das taxas de glicemia.
4. Exercícios de maior intensidade tendem a elevar a glicemia imediatamente após sua realização, mas, algumas horas depois, provocam redução dos índices.
A endocrinologista lembra que é necessário manter bom controle da alimentação e da insulina para evitar a ocorrência de hipoglicemia severa algumas horas após a atividade. Esse fenômeno acontece porque a atividade física aumenta a quantidade de adrenalina no organismo, que provoca maior liberação de glicogênio pelo fígado. A alimentação deve, portanto, repor esse estoque de glicogênio, para evitar uma crise hipoglicêmica.

StarBem Mais - Um programa Sanofi.
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Morumbi - São Paulo, SP
CEP: 05693-000 / SAC: 0800-7030014 - Segunda a Domingo, 24hrs
Copyright © - sanofi-aventis Farmacêutica Ltda. Todos os direitos reservados.
Última atualização: 15/03/2016
Site exclusivo para residentes no Brasil.
Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação.
Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientá-la
quanto ao melhor tratamento e conduta.
Copyright © 2001 - 2016. Todos os direitos reservados.