Site exclusivo para residentes no Brasil
Nutrição e Exercícios

Exercício é fundamental mas tem limite

Quem é sedentário muitas vezes precisa se armar de coragem e disposição para começar a praticar atividades físicas. Dado o primeiro passo, a pessoa descobre que se exercitar, além de fazer bem à saúde, dá prazer e sensação de bem-estar. E, aí, pode acabar exagerando na dose e se movimentando além do que seu organismo está preparado para aguentar. Quem dá as dicas sobre quando e como fazer pausas é o educador físico William Komatsu, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
"Quem está começando um programa de exercícios deve fazer as atividades em dias alternados, dando sempre um dia de descanso para o corpo", ensina o educador. Depois que começa a ganhar algum condicionamento, o praticante já pode se exercitar diariamente, mas deve, mesmo assim, ter pelo menos um dia de descanso na semana. O conselho vale para atividades como caminhada, natação, bicicleta.
Quando se trata de exercícios para ganho de massa muscular, a recomendação de Komatsu é de dois dias de repouso para cada dia trabalhado. O descanso é recomendado para o grupo de músculos exercitados, ou seja, se os exercícios foram direcionados para os músculos do peitoral, por exemplo, essa região deve ser poupada pelos dois dias seguintes, mas nada impede que nesse intervalo o praticante se dedique a outro grupamento muscular.
"O descanso é necessário para que haja recuperação do glicogênio muscular, que é o combustível do músculo; se não houver a recuperação, o exercício não produzirá o efeito desejado", explica o especialista.
A ausência de pausas entre as diversas atividades pode gerar diversos malefícios, como dores de cabeça, dores musculares e ocorrência de lesões. A sensação de bem-estar também fica prejudicada e a pessoa se torna irritável, ansiosa e cansada. Para quem tem diabetes, a falta de repouso acarreta ainda um número maior de crises de hipoglicemia, alerta Komatsu, que ainda recomenda que a pessoa fique atenta aos sinais emitidos pelo próprio corpo: sem pausas, a realização de um exercício se torna mais difícil e a resistência diminui. Sinais como esses podem ajudar a orientar sobre quando parar e repousar.

StarBem Mais - Um programa Sanofi.
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Morumbi - São Paulo, SP
CEP: 05693-000 / SAC: 0800-7030014 - Segunda a Domingo, 24hrs
Copyright © - sanofi-aventis Farmacêutica Ltda. Todos os direitos reservados.
Última atualização: 15/03/2016
Site exclusivo para residentes no Brasil.
Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação.
Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientá-la
quanto ao melhor tratamento e conduta.
Copyright © 2001 - 2016. Todos os direitos reservados.